1. Ficha da Unidade Curricular

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Trabalhar a autonomia e prática do Desenho como meio reflexivo, expressivo e comunicante;
Desenvolver a ideia do desenho como objecto artístico autónomo, numa perspectiva idêntica àquela que acontece nas investigações produzidas nas áreas de Pintura, Multimédia, Escultura;
Prosseguir a ideia do caráter “projetual” do Desenho nas suas possíveis e diferentes vertentes;
Trabalhar numa “simulação” da investigação de ateliê, numa responsabilização das estratégias metodológicas escolhidas;
Desenvolver o discurso crítico do trabalho produzido através do debate de ideias e da elaboração de textos
Aprofundar conhecimentos e valias do Desenho e da sua História, fundamentalmente no que se refere ao Desenho Contemporâneo.

Programa

O programa decorre da elaboração, por parte do aluno, de um plano/programa de trabalho em conformidade com os objectivos da unidade curricular.

Métodos de Ensino

Apresentação, discussão e concretização de um projecto individual de investigação, onde estejam especificados os objectivos possíveis de reflexão e de produção de discursos gráficos/desenhos.
Ações tutorais de orientação e crítica individualizada e em grupo aos diferentes tipos de investigação produzida.
Elaboração de um projeto/plano individual de investigação/trabalho,
Aulas teóricas e teórico práticas de apresentação e análise de conteúdos,
Orientação, acompanhamento e crítica individualizada dos planos de trabalho e prática do desenho,
Apresentação individual do trabalho, relatório e documentação do projecto.

Obtenção de Freqûencia

Cumprimento integral do plano/programa individual de trabalhos proposto, de acordo  com os objetivos da unidade curricular.

Cálculo da Classificação Final

Capacidade, autonomia e concretização de um  plano/programa individual de trabalho.
Envolvimento com a prática do desenho como uma investigação autónoma.
Organização e sistematização do trabalho.
Capacidade critica e reflexiva sobre o trabalho realizado.
Capacidade de contextualização e posicionamento do próprio trabalho enquanto prática artística contemporânea.
Assiduidade, pontualidade e acompanhamento contínuo do plano de trabalho.
Pontualidade.

Melhoria de Classificação

Mediante frequência da unidade curricular  no ano letivo seguinte.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: